Energia Nuclear
A energia é o que move o mundo. Em todas as suas formas ela é essencial e a energia elétrica é primordial ao ser humano. São muitas as formas de se obter energia nos dias de hoje, durante muito tempo as fontes de energia não eram renováveis e não havia preocupações quanto a isso. Atualmente a busca por matérias-primas renováveis e não poluentes é muito grande tendo em vista a necessidade de preservar o planeta. Entre estas energias alternativas, discuti-se a energia nuclear, seus benefícios e riscos.
A energia nuclear é obtida através da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido,o que libera uma grande quantidade de energia. A principio foi criada com fins militares e, posteriormente, pesquisas mais avançadas foram feitas para obter energia elétrica. Entretanto, continuam sendo produzidas armas nucleares através do enriquecimento de urânio.
O grande questionamento a respeito da energia nuclear é o risco que ela traz, já que o rejeito é altamente radioativo e é necessário que fique confinado em um depósito próprio onde não possa haver contato humano nem ambiental. A falta de segurança com este lixo atômico é que preocupa já que o urânio leva aproximadamente 50000 anos para tornar-se inócuo. Além disso, há os perigos de acidentes dentro das usinas atômicas, já que o reator necessita de um alto resfriamento e caso isso não aconteça pode fundir e contaminar os arredores da usina.
O acidente mais conhecido é o da usina ucraniana de Chernobyl, em 1986, que deixou milhares de feridos e mortos, e estima-se que tenha sido responsável por mais de um milhão de casos de câncer nos 20 anos seguintes. Contudo, antes de Chernobyl ainda houve o acidente de Three Miles Island em 1979 nos EUA que atingiu as regiões vizinhas da usina, e o caso mais recente é o de Fukushima, no Japão, que foi conseqüência do sismo e tsunami ocorridos.
Este último acidente trouxe consigo a volta a questão da necessidade das energias nucleares, se realmente vale a pena correr esses riscos para se obter energia. Grande parte da população mundial é contra essa forma de produção, porém esta tem muita importância em países que não possuem recursos naturais para a obtenção de energia. Devido a polêmica em torno dessa forma de produção de energia estudos mais aprofundados estão sendo realizados, já que ainda há muitos pontos a serem aperfeiçoados, para que se possa garantir a segurança para a população.