Energia eólica é aquela gerada pelo vento. Embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (não gera poluição e não agride o meio ambiente). Grandes turbinas (aerogeradores), em formato de cata-vento, são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Através de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia elétrica. A quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hélices e, claro, do regime de ventos na região em que está instalada. Precisam agrupar-se em parques eólicos, concentrações de aerogeradores, necessários para que a produção de energia se torne rentável, mas podem ser usados isoladamente, para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão.
Um aerogerador é um dispositivo que aproveita a energia eólica e a converte em energia elétrica.
O Brasil responde por cerca da metade da capacidade instalada na América Latina, mas representa apenas 0,38% do total mundial.
Os EUA lideram o ranking dos países que mais produzem energia através de fonte eólica. Atrás deles vem a Alemanha, e a China.
Em alguns países, a energia elétrica gerada a partir do vento representa significativa parcela da demanda. Na Dinamarca esta representa 23% da produção, 6% na Alemanha e cerca de 8% em Portugal e na Espanha (dados de 2007). Globalmente, a energia eólica não ultrapassa o 1% do total gerado por todas as fontes.
Turbinas eólicas em alto mar, próximo a Copenhague Dinamarca.
O custo da geração de energia eólica tem caído rapidamente nos últimos anos, mas os custos com a construção de cada aerogerador podem alcançar milhões de reais, por outro lado os custos com manutenção são baixos e o custo com combustível é zero.
Vantagens
· É uma tecnologia inesgotável;
· As áreas onde se tem o parque eólico podem ser utilizadas também para outros meios como a agricultura;· Uma das fontes de energia correta mais baratas do mercado;
· Pouca manutenção requer uma revisão somente a cada seis meses;
· Em menos de seis meses o aerogerador recupera a energia que foi gasta para ser fabricado;
Desvantagens
· Como é preciso um fenômeno da natureza para funcionar, às vezes não é gerado a energia quando necessária, por isso se torna difícil à integração da produção dessa tecnologia;
· Os parques eólicos geram uma grande modificação no impacto visual por causa dos aerogeradores;
· Impacto sobre as aves do local: principalmente pelo choque destas nas pás, efeitos desconhecidos sobre a modificação de seus comportamentos habituais de migração;
· As habitações mais próximas deverão estar no mínimo a 200m de distância.
· Impacto sonoro: o som do vento bate nas pás produzindo um ruído constante de até 43 decibéis
.
Reportagem exibida no Jornal Nacional sobre Energia Eólica:
http://www.youtube.com/watch?v=4gQ-eRFYtZE&feature=related
Reportagem exibida no programa Terra Sul sobre Energia Eólica no município de Osório-RS
http://www.youtube.com/watch?v=O_FcV6xPcws&feature=player_embedded#at=448
Nenhum comentário:
Postar um comentário