terça-feira, 16 de agosto de 2011

Biomassa

Biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, (vegetal, animal, microorganismos)

A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas.

Essa fonte energética é renovável, pois a sua decomposição libera CO2 na atmosfera, que, durante seu ciclo, é transformado em hidratos de carbono, através da fotossíntese realizada pelas plantas. Nesse sentido, a utilização da biomassa, desde que controlada, não agride o meio ambiente, visto que a composição da atmosfera não é alterada de forma significativa.

Vantagens:


Este tipo de energia tem um baixo custo de operação, facilidade de armazenamento e transporte, proporciona o reaproveitamento dos resíduos, tem uma alta eficiência energética além de ser uma fonte de energia renovável e limpa.


Desvantagens:

Formação de desertos pelo corte não planejado ou incontrolado de arvores; destruição do solo pela erosão; a poluição da própria queima da biomassa, como a emissão de gases tóxicos e desprendimento de consideráveis quantidades de calor.




A geração de energia através da biomassa pode contribuir para a diminuição do efeito estufa e do aquecimento global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário